segunda-feira, 1 de agosto de 2016

POLICIAMENTO E SEGURANÇA NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

POLÍCIA MILITAR DIZ QUE 14.000 HOMENS ESTARÃO NAS RUAS 24 HORAS POR DIA ATÉ 30 DE SETEMBRO


  POLÍCIA MILITAR DIVULGA ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA A RIO 2016  

01/08/2016
Ao todo, 13.917 policiais farão o patrulhamento diário

A Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (1/8), o esquema de policiamento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além do efetivo de 10.414 policiais no patrulhamento ordinário, outros 3.503 PMs irão reforçar o policiamento nas ruas, totalizando 13.917 agentes por dia. 

Também serão empregadas 3.029 viaturas, entre carros e motos, para o deslocamento do efetivo.

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) receberão mais 634 policiais. Para garantir o efetivo para os Jogos, o Comando da Polícia Militar suspendeu férias e licenças especiais, aplicou o Regime Adicional de Serviço (RAS) compulsório e colocou policiais que trabalham no serviço administrativo para atuarem nas ruas. O reforço do patrulhamento no estado começou no dia 5 de julho e termina em 30 de setembro, após as Paralimpíadas.

– As responsabilidades dos Jogos Olímpicos são compartilhadas e foram definidas ao longo de 2015, produzindo o Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano, que apresenta a matriz de atribuições dos órgãos envolvidos na Segurança e Defesa. Nossa responsabilidade é fazer o policiamento no perímetro externo imediato das instalações. O planejamento e a integração entre as agências vêm sendo aplicado nos eventos-teste – explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edison Duarte.

Os policiais militares irão atuar nos entornos dos locais das competições. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) atuará no interior do Maracanã e do Engenhão. Também serão reforçados os terminais de transporte público, aeroportos (o Aeroporto Tom Jobim terá participação das Forças Armadas), áreas de interesse turístico, Vias Expressas e Live Sites (Boulevard Olímpico, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva).

A PM também vai contar com o apoio de três Aeróstatos, que são balões que ficam a cerca de um quilômetro de altura e possui um sistema de geração e transmissão de imagens em tempo real e em alta definição para as estruturas que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O sistema reúne diversas forças de Segurança e Defesa. Com alcance de até 2 km, os Aeróstatos serão colocados na Quinta da Boa Vista, Jockey Club Brasileiro (que funcionarão durante as competições) e RioCentro (que vai funcionar 24 horas por dia).

Um carro de Comando e Controle vai ficar baseado na região do Porto Maravilha e na Barra da Tijuca, próximo ao RioCentro.

Fonte: Site do Governo do Rio de Janeiro
» Thaise Constancio

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas