segunda-feira, 12 de maio de 2014

ROUBO DE VEÍCULOS - CÂMERAS OCR ENTRAM EM OPERAÇÃO PARA COMBATER ESSE TIPO DE CRIME

VIAS ESPECIAIS DO RIO DE JANEIRO JÁ ESTARÃO MONITORADAS 
NA COPA DO MUNDO


A TECNOLOGIA NA SEGURANÇA PÚBLICA

Câmeras ‘inteligentes’ vão dedurar carros roubados
Durante a Copa do Mundo, sistema funcionará com cinco equipamentos nas vias expressas do Rio
CHRISTINA NASCIMENTO - O DIA

Rio - Bandidos sequestram um homem na Avenida Brasil. São dois carros e uma moto envolvidos na ação. Uma pessoa anota as placas e avisa à polícia. O número é passado para a equipe de investigação. Em pouco tempo, a rota dos três veículos é conhecida, como também o local por onde eles passaram nos últimos meses.

A investigação que parece futurista começa a virar realidade esta semana no Rio. A cidade será a primeira do estado a implantar câmeras do modelo OCR, que têm uma tecnologia que lê placas e emite alertas quando o veículo está sendo procurado. Os 13 primeiros equipamentos foram comprados por R$ 6,6 milhões pela Prefeitura do Rio com dinheiro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Mas o projeto é mais amplo. A expectativa é que outras 150 câmeras sejam adquiridas só pelo governo estadual.

O sistema conta com um sensor infravermelho. Quando um carro, caminhão ou moto passam por um local que tem o equipamento, é feito o reconhecimento óptico de caracteres. A leitura da placa é tão detalhada que avisa, inclusive, se ela foi alterada e também qual é a cor do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas