sábado, 25 de janeiro de 2014

VIADUTO DA PERIMETRAL FECHADO PARA SEMPRE - TRÂNSITO NO CENTRO DA CIDADE PODE FICAR AINDA MAIS CAÓTICO


Último trecho da Perimetral fecha hoje definitivamente, e vias do Centro mudam - 'As pessoas vão encontrar um Centro bem diferente nesta segunda-feira', disse secretário de Transportes - O DIA

Rio - O último trecho da Perimetral, do Aterro à Praça Mauá, será definitivamente fechado hoje, às 22h. Amanhã, começa a inversão de sentido em seis ruas e avenidas para para formar dois corredores que cruzam o Centro, ajudando a absorver parte do tráfego que passa no elevado a ser demolido. 

“O impacto do fechamento desse último trecho da Perimetral no trânsito será inevitável e contamos com a adesão da população ao uso do transporte público, evitando a circulação dos carros particulares no Centro”, reiterou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório. 

A Uruguaiana terá a mão invertida, entre as ruas Acre e Buenos Aires. Já a Avenida República do Paraguai terá as duas pistas no sentido Lapa. A Rua Teixeira de Freitas, no trecho compreendido entre República do Paraguai e Augusto Severo, ficará no sentido Beira-Mar.

A Rua do Passeio, entre a Luiz de Vasconcelos e Teixeira de Freitas, terá o sentido invertido também. O mesmo acontece com a Mestre Valentim, no trecho entre Teixeira de Freitas e Luiz de Vasconcelos. Já a Avenida Marechal Floriano, trabalhará em regime de mão dupla em toda a extensão. 

Osório ressaltou que 800 agentes da prefeitura estarão nas ruas para alertar motoristas e pedestres sobre as alterações no tráfego e prevenir acidentes. “Nesta segunda, as pessoas vão encontrar um Centro bem diferente. Tanto motoristas e quanto pedestres precisam ter atenção”, recomendou. A principal mudança viária, no entanto, só deve acontecer no dia 8 de fevereiro, quando o Mergulhão da Praça 15 será fechado e a Avenida Rio Branco será transformada em via de mão dupla exclusiva para ônibus e táxis, da Candelária ao Aterro. 

Antes, no dia 1º de fevereiro, a avenida já terá a mão invertida no trecho da Praça Mauá à Presidente Vargas, ficando com sentido único para o Porto do Rio. Ontem, última sexta-feira da Perimetral, de forma incomum, o trânsito fluiu bem na hora do rush.

Linhas de ônibus têm trajetos alterados 

Das 48 linhas de ônibus que terão trajetos alterados com o fechamento da Perimetral, 10 passam pelo Elevado e mudarão os itinerários ainda hoje. São duas rotas municipais (483 e 2101) e oito intermunicipais (110E , 129A, 129, 545E, 741D, Magé - Castelo, Guapimirim - Castelo, Petrópolis - Castelo). As demais 38 linhas de ônibus terão os itinerários alteradas amanhã, pela manhã, por causa da inversão de sentido das ruas da região do Centro. 


Entre as que mudam hoje, na Linha 483 (Penha - Copacabana, circular), a principal mudança é que ela deixará se passar pelo Aterro do Flamengo e utilizará o Túnel Santa Bárbara. Já a 2101 (Aeroporto Internacional - Santos Dumont) passará a utilizar a Antônio Carlos e Primeiro de Março, no sentido Galeão, e Avenida Rio Branco, na direção inversa. 


Desde ontem, cortadas mil vagas para carros no Centro. Entre as proibições de estacionamento estão trechos das ruas Buenos Aires, dos Andradas, do Mercado, Primeiro de Março, Santa Luzia, praças 15 e Tiradentes, avenidas Gomes Freire e Mem de Sá, ruas do Lavradio, Uruguaiana, Senador Dantas e 7 de Setembro, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA