segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CORRUPÇÃO NO DETRAN / RJ - DENÚNCIA ENVOLVE DEPUTADO JAIRO (PMDB) NO ESQUEMA DE PROPINA EM VISTORIAS NO POSTO DE CAMPO GRANDE

DEPUTADO NEGA, MAS A JUSTIÇA DIZ QUE ELE ESTÁ ENVOLVIDO


Se no DETRAN o quadro funcional fosse de CONCURSADOS, e não de funcionários terceirizados, indicados, que entram pela janela desses esquemas que facilitam a corrupção e o controle por parte de políticos de quem vai trabalhar nos postos de vistoria, por certo que os ATOS de CORRUPÇÃO e DESVIOS seriam em menor número e com duração menor. Segundo as informações que chegam, o atual esquema criminoso apontado pela POLÍCIA e pela JUSTIÇA, funcionava desde 2008.

23/12/2013 
Denúncia liga deputado à corrupção no Detran
Coronel Jairo indicou genro, que levou parentes para postos estratégicos usados no esquema
JOÃO ANTONIO BARROS E LUISA BUSTAMANTE

Rio - A teia do crime. A Justiça do Rio de Janeiro tem em mãos evidências do gerenciamento político de um dos maiores esquemas de corrupção descobertos no Detran. Gravações telefônicas e depoimentos à 1ª Vara Criminal de Santa Cruz ligam o deputado estadual Coronel Jairo (PMDB) à quadrilha que movimentava R$ 2 milhões por mês na legalização de carros irregulares. O grupo tinha 181 pessoas — funcionários do departamento de trânsito, despachantes e policiais. 

Presa na Operação Cruzamento, há dois meses, uma ex-funcionária, com 13 anos de serviço no Posto do Detran de Campo Grande, contou à juíza Regina Célia Moraes de Freitas como a quadrilha agia e qual era o papel de cada um no esquema. O grupo, segundo a testemunha, foi indicado pelo deputado Coronel Jairo — chamado de “o dono do Detran de Campo Grande” — para trabalhar na empresa Facility — responsável pelo recrutamento dos funcionários terceirizados do posto. 

À espera do Procurador

O processo que apura a máfia no Detran foi enviado pela juíza Regina Freitas, de Santa Cruz, ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça — justamente por envolver um parlamentar com direito a foro privilegiado. Ele aguarda, há duas semanas, o parecer do procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira.

Na decisão, a juíza diz que na investigação fica ‘evidenciada a participação no esquema do deputado estadual Coronel Jairo’, que o depoimento da testemunha corrobora as transcrições telefônicas e os ‘demais elementos encontrados nos autos’. A testemunha ganhou direito a delação premiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas