quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CEDAE PARA ESTAÇÃO DO GUANDU E RIO DE JANEIRO FICA SEM ÁGUA POR 72 HORAS


O sistema de comunicação da CEDAE é péssimo. A divulgação da informação de parar a Adutora do Guandu para serviços de manutenção, deveria ser feita de forma muito mais intensa e abrangente. Grande parte da população do Rio de Janeiro, só hoje (24/10/2013) se deu conta da interrupção do fornecimento de água, e assim, não pode antecipar providências como faxina ou lavagem de roupa, além de se preparar para ter os reservatórios / caixas d'água cheios. Não adianta a CEDAE publicar o aviso em sua página na Internet, visto que, pouquíssimos são os que acessam o referido site.

Cedae vai parar Sistema Guandu para manutenção preventiva

Companhia solicita que população economize água até a normalização do abastecimento
A CEDAE vai parar nesta quinta-feira (24/10), a partir das 4h, pelo período de 24h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu para manutenção preventiva, preparando o sistema para o aumento do consumo que ocorre durante o verão. A ETA Guandu é responsável pelo abastecimento da Cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

-- Esta será uma ação extremamente importante e estratégica. Afinal, é melhor parar o Guandu preventivamente por 24 horas e detectar qualquer falha no sistema do que ficar passível de algum problema futuro, que poderia paralisar o abastecimento de água no Rio de Janeiro durante um longo período - afirmou o presidente da CEDAE, Wagner Victer.
Técnicos da Cedae farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolverá cerca de 800 pessoas.

O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72h após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido. A CEDAE montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante. 

Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata 43 mil litros de água por segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA