sexta-feira, 26 de julho de 2013

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO E TRÂNSITO NO FINAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


O cidadão que vai ou não participar da Jornada e que pretende se dirigir até Copacabana ou circular por outros motivos no CENTRO e na ZONA SUL da cidade, deve ficar bem informado. Vai ser preciso muita paciência e atenção.  O prefeito do Rio de Janeiro pediu a compreensão de todos,visto que com a mudança de local do evento do final de semana, antes em GUARATIBA, agora COPACABANA, foram feitas mudanças de última hora, e, portanto, sem as condições ideais de estudo e preparo. O risco de se ter um NÓ no trânsito e de faltar transporte é grande. Quem for para o evento deve estar preparado para grandes caminhadas, os pontos de interdição serão muitos e o deslocamento do LEME, LAGOA, URCA, BOTAFOGO, IPANEMA para Copacabana só serão possíveis a pé.

VEJA O INFORME OFICIAL DA PREFEITURA DO RIO

A Prefeitura do Rio apresentou nesta sexta-feira (26/07) o esquema de operação da cidade para os eventos deste fim de semana da Jornada Mundial da Juventude, transferidos de Guaratiba para a Praia de Copacabana. O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, e o diretor dos atos centrais da JMJ, Padre Renato Martins, explicaram as adequações que serão feitas para essa transferência de local.

O prefeito destacou a importância da compreensão dos moradores de Copacabana que vão receber, em uma semana, o equivalente a cinco réveillons. Ele garantiu que a rota de peregrinação, momento tradicional das jornadas mundiais da juventude, será mantida, num trajeto de 9,5 km, com início na Central do Brasil, passando pela Av. Presidente Vargas, Av. Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Av. Lauro Sodré e Av. Atlântica.

A Vigilía no sábado à noite está mantida e será permitido que os jovens durmam na Praia de Copacabana, sendo que os peregrinos que optarem por voltar para casa terão transporte público à disposição. Ônibus, trens e metrô funcionarão 24h.

Haverá sinalização por todo o trajeto da rota de peregrinação e a distribuição dos kits peregrinos (somente para os inscritos) acontecerá no sábado, no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Amanhã, o estacionamento na pista lateral da Pres. Vargas, em direção à Saara, ficará proibido.

O metrô vai funcionar sem esquema de bilhetes antecipados, sendo permitida a utilização de todos os tipos de cartões, inclusive peregrino. Quatro estações ficarão fechadas (Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e Cantagalo) para agilizar o deslocamento das pessoas.

- É uma honra receber o Papa na nossa cidade e tem sido lindo ver tantas demonstrações de fé e tantos jovens circulando pelas ruas por estes dias. Não podemos transformar essa decisão de transferir o local do Campo da Fé num enorme problema. Todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas, como sinalização, remanejamento de agentes de trânsito, guardas municipais, Comlurb, Rioluz, banheiros químicos, postos de saúde e de informações aos peregrinos. Todos os serviços básicos também serão reforçados na região - disse Paes, que afirmou que a Prefeitura do Rio está trabalhando para diminuir o impacto da transferência da Vigília e da Missa de Envio de Guaratiba para Copacabana e repetiu que não há investimento de dinheiro público na estrutura do Campo da Fé em Guaratiba:

- Quero destacar mais uma vez que não houve nenhum investimento de recursos públicos para o evento de Guaratiba. Só entramos com os serviços. Todo o investimento foi da igreja católica, com aporte de financiamentos privados, doações e arrecadação da venda dos kits peregrinos.

Os fechamentos das vias começarão a partir da meia-noite desta sexta-feira, com a interdição do Aterro do Flamengo para a montagem da estrutura dos estandes que vão distribuir os kits peregrinos. A partir das 7h de sábado, as outras vias também serão bloqueadas da Central até Copacabana para a passagem dos peregrinos que irão para a Vigília.

No trecho da Av. Lauro Sodré, em frente ao shopping Rio Sul, duas faixas serão destinadas aos veículos (faixas amarelas na apresentação) e as outras exclusivamente para pedestres e peregrinos. Os fechamentos em Copacabana começarão no sábado, às 12h, e vão até as 19h de domingo. A partir deste horário, a prefeitura estima que já tenha havido a dispersão das pessoas que foram assistir à missa.

Por dia, a prefeitura disponibilizará 1600 agentes (CET-Rio e GM), 32 painéis de mensagens variáveis para informar a população, 25 reboques, 70 motocicletas e 60 veículos operacionais.

Ipanema e Leblon contarão com área de lazer montada nos dois dias (sábado e domingo), a partir das 12h. Para a saída de Copacabana, no sábado após 21h, e domingo após 12h, serão montados os bolsões de estacionamento de ônibus na Enseada de Botafogo e Ipanema.

- A chegada na Central do Brasil para rota de peregrinação deverá ser feita através de trem, metrô e ônibus. Para quem vem da Zona Oeste, o BRT Transoeste estará operando a plena capacidade na ligação Santa Cruz-Alvorada, com reforço de ônibus alimentadores. Pedimos a compreensão de todos e que utilizem sempre o transporte público – explicou Carlos Roberto Osorio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA