sábado, 5 de janeiro de 2013

CRACK - USUÁRIOS DA DROGA SERÃO INTERNADOS COMPULSORIAMENTE EM SÃO PAULO


Governo paulista começa em dez dias internação involuntária de usuários de crack

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O governo paulista inicia dentro de dez dias a identificação de usuários de crack com alto grau de deblidade que poderão ser internados involutariamente para tratamento. As equipes médicas farão as abordagens na região central da Nova Luz, conhecida como Cracolândia.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, o recolhimento compulsório ocorrerá em casos mais graves quando o viciado demonstrar claramente dificuldade em tomar decisões por causa do efeito da droga. Neste caso, o viciado será levado para o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod ), no bairro do Bom Retiro, onde um juiz, um promotor e advogados decidirão se cabe a internação involuntária.

De acordo com Alckmin, a interdição do usuário nessas condições está prevista em lei. “Muitos pais, tenho certeza, vão procurar o Cratod”, argumentou o governador, ao mencionar casos em que os pais já não sabem como lidar com filhos dependentes de drogas.

A medida é adotada um ano após o início da operação policial na Cracolândia. No início de janeiro de 2012, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana passaram a atuar ostensivamente contra os usuários e traficantes de crack que se aglomeram no entorno da Estação da Luz.

O Ministério Público de São Paulo (MP) considerou a operação inútil, pois o uso e tráfico de crack permanecem na região. Entrou com uma ação civil pública contra o governo paulista pedindo indenização de R$ 40 milhões por danos morais individuais e coletivos por violações de direitos humanos na remoção dos usuários.

Edição: Carolina Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas