sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Temporal causa transtornos em cidades do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, ano após ano, entra governo sai governo,continua despreparado para as chuvas de verão. Bueiros não são limpos, ruas não bem varridas, rios não são dragados, árvores não são podadas e a rede elétrica da Light não é confiável.

Rio de Janeiro - Depois de mais um dia de forte calor, com sensação térmica acima dos 40 graus Celsius (0ºC), o carioca enfrentou ontem (13) fortes chuvas que deixaram a cidade em estágio de atenção, alagando ruas e avenidas e causando falta de energia elétrica em vários bairros, principalmente na zona oeste. O temporal também atingiu os municípios da Baixada Fluminense, onde choveu granizo.

De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas decorreram de áreas de instabilidade motivadas pelo forte calor. Ainda segundo o Inmet, a temperatura máxima do dia foi registrada em Realengo, na zona oeste da cidade: os termômetros registraram 36,8ºC.

Em Bangu, também na zona oeste, choveu em apenas 15 minutos metade da chuva prevista para todo o mês. Segundo o Alerta Rio, (serviço meteorológico da prefeitura), foram 27,2 milímetros (mm) de chuva. Também choveu forte nos bairros do Irajá, da Penha e Ilha do Governador, na zona norte, e de Ipanema, do Leblon e Jardim Botânico, na zona sul.

Na Avenida Brasil, uma árvore caiu na altura da Vila Kennedy, na zona oeste, e o trânsito ficou congestionado. Os motoristas também enfrentaram problemas nas linhas Vermelha e Amarela, na Estrada Grajaú-Jacarepaguá e na Autoestrada Lagoa-Barra. Os aeroportos Santos Dumont e Internacional do Galeão operam com auxílio de instrumentos. No Santos Dumont, 20 voos foram cancelados e sete atrasaram do total de 123 previstos.

O teleférico do Complexo de Favelas do Alemão parou de funcionar por causa da ventania e vários bairros ficaram sem luz, entre eles os de Campo Grande, Santa Cruz, Realengo, Cordovil, Taquara, Del Castilho e Méier. Segundo a Light, técnicos da concessionária trabalham para normalizar o fornecimento de energia.

A previsão do Alerta Rio é de que o céu permanecerá nublado na noite de hoje e madrugada de amanhã (14), com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados.

Edição: Aécio Amado
Douglas Corrêa e Nielmar de Oliveira - Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas