sábado, 21 de julho de 2012

EM VÍDEO - UPPs EM "XEQUE" - POLÍCIA MILITAR X MORADORES DE COMUNIDADE


A relação entre Policiais Militares e moradores de comunidades ocupadas por UPPs (UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA) nem sempre são tão "pacificadas" assim. É ocaso das imagens que a TV O Dia apresenta (clique no link), antes de ser detido, algemado e colocado na viatura, um jovem tentou de as formas escapar da prisão. Ele deu trabalho aos policiais e, pior. apanhou muito.

Entre a versão dos policiais para a prisão e a forma como tudo aconteceu e a visão dos moradores revoltados, vai uma distância enorme. Essa distância entre  autoridade e moradores, que deveria ser diminuída em conselhos comunitários e oferta de serviços e programas de cidadania, está longe de ser reduzida. Se o Governo do Estado do Rio de Janeiro não investir muito nesse segmento social, em breve as UPPs serão apenas um modelo visualmente e artificialmente aprimorado dos velhos DESTACAMENTO DE POLICIAMENTO OSTENSIVO - Os DPOs.

Não há PAZ, nem relações PACIFICADAS, onde não existe EDUCAÇÃO - RESPEITO - ORDEM - ESTADO DE DIREITO e SERVIÇOS PÚBLICOS NORMAIS E EFICIENTES.


Nada disso se consegue com Polícia, que até é imprescindível para num primeiro momento garantir o ambiente e o espaço territorial. "Polícia para quem precisa de Polícia". ESCOLA - CIDADANIA - OPORTUNIDADES - TRABALHO. É disso que a população dessas comunidades necessita.


IMAGENS AQUI - TV O DIA
http://appsodia.ig.com.br/portal/tvodia/videos/O_DIA_ONLINE_TV_O_DIA_policiais_agridem_morador.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas