sábado, 3 de setembro de 2011

APAGÃO – FALHA EM LINHA DE TRANSMISSÃO DA USINA DE ITAIPU DEIXA PARTE DO BRASIL SEM ENERGIA.


As regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil sofreram de forma parcial uma interrupção de energia, os estados de Acre e Rondônia, no Norte do país, também foram afetados nesta sexta-feira (2/9) após uma falha no sistema de transmissão de Itaipu, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

O problema ocorreu às 16h45 de ontem, durou aproximadamente 30 minutos e provocou o desligamento da parte brasileira da Usina de Itaipu, no momento em que a usina estava gerando 5.100 Megawatts.

Segundo ITAIPU/FURNAS foi detectado gás no interior do reator do circuito 3 da Linha de Transmissão de Foz-Ivaiporã, Furnas solicitou ao ONS o desligamento do circuito “em caráter de urgência” mas, não houve tempo do Operador completar a execução da manobra e, ocorreu uma explosão no reator, acarretando o desligamento do circuito.

RIO, SÃO PAULO e MINAS FORAM AFETADOS

No Rio de Janeiro, o problema na linha de transmissão afetou os consumidores da concessionária AMPLA, que segundo a empresa sofreram corte de energia elétrica por 20 minutos em parte de 18 municípios da sua área de concessão.

Em Minas Gerais, segundo a CEMIG, a falha de transmissão atingiu menos de 5% da carga total de energia, durou também cerca de 20 minutos, mas a empresa não divulgou qual a extensão territorial do problema e nem quantos consumidores foram prejudicados.

Em São Paulo a Eletropaulo informou que oito cidades foram atingidas parcialmente, São Paulo (Capital), Diadema (ABC), Juquitiba, São Lourenço, Itapecerica da Serra, Cotia, Taboão da Serra e Embu. O problema ocorreu às 16h45 e a interrupção de energia durou até 20 minutos em alguns dos municípios.

Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás também foram afetados. Segundo o ONO o problema foi totalmente superado e a normalização em todos os estados ocorreu às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA

Postagens mais visitadas