segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BELTRAME RECONHECE QUE FALTA POLICIA – ATÉ QUANDO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ? UPPs e ASFALTO

Em encontro com moradores do Morro dos Macacos, o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Delegado Federal José Mariano Beltrame, reconheceu que faltam policiais para fazer o patrulhamento das ruas e logradouros da Capital e de todo o Estado. Segundo Beltrame, os aproximadamente 39 mil Policiais Militares são insuficientes para atender as necessidades da população nesse campo.

Mariano Beltrame é responsável pela segurança no Rio de Janeiro desde o início do governo Cabral. São inegáveis os avanços na área, e, o maior deles, a implantação gradativa de UPPs. É sabido que não existe milagre que possa ser feito, para em curto tempo reduzir a criminalidade e a violência, mas, a cada dia que passa, sem que a população veja a presença ostensiva e efetiva da polícia nas ruas, cresce a sensação de medo e o descontentamento com os governos do ESTADO E FEDERAL.

No binômio, quantidade / qualidade do policiamento ostensivo, está o principal desafio da segurança. Projetos que não tem continuidade ou que não saem do papel, levam ao descrédito.

Onde a Força Nacional de Segurança ? Quantos policiais ainda continuam efetivamente fora da sua função de patrulhar as ruas, e estão desviados de serviço ? O chamado de “GARUPA”, tipo de policiamento feito por Motociclistas em dupla, que fim levou ? Qual o planejamento para coibir a ação dos criminosos que atacam ao longo da Avenida Marechal Rondon e Vinte e Quatro de Maio, ele existe, ou somente após algumas horas da morte de um cidadão na região, como o caso do médico William Silva Castro, uma viatura aparece para dar uma satisfação insuficiente ?

Para que as UPPs avancem, e sejam reconhecidas e respaldadas pela população, além de colocar polícia nas comunidades e depois entrar com os serviços complementares, é preciso lembrar o “asfalto”, e tentar suprir com inteligência e trabalho, a falta de quantitativo do efetivo policial.
<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante registro de sua visita e a expressão da sua opinião.

As Matérias mais lidas da SEMANA